O conceito e as tentativas para explicar o que exatamente ocorre durante a hipnose variam com o passar do tempo. Cada cultura tem usado a hipnose de uma forma ou de outra, e tem passado seus conhecimentos adiante para outras culturas. Ou seja, a prática do que hoje chamamos hipnose ou hipnotismo vem da mais remota antiguidade, até antes mesmo de Cristo e vem sofrendo mudanças tanto na sua forma de ser conceituada, quanto na sua forma de ser praticada. Estudos revelam e a maioria dos hipnotistas atestam que a base fundamental da comunicação hipnótica é a SUGESTÃO sob suas diferentes formas e diferentes aspectos.
O que se sabe comprovadamente pela ciência é que a hipnose é hoje uma excelente ferramenta que acalma o cérebro, diminui sua velocidade acelerada e promover um bem estar físico e mental tanto de quem aplica como de quem é aplicado.
Após a referendação pelos Conselhos: Federal de Medicina, de Odontologia e Psicologia, o uso da hipnose vem ganhando espaço em todas as áreas da clínica médica, em que inúmeros estudos têm sido produzidos tanto no exterior como aqui no Brasil dando conta dos efeitos positivos que a hipnose tem alcançado no sentido de dar alívio a diversas enfermidades de cunho somático e orgânico, como também potencializar a motivação, o bem estar, a persistência da pessoa para seu o foco e objetivos.
Atualmente, o uso da hipnose nas ações da saúde tem sido ampliado, buscando a melhoria da dor, do conforto, da eliminação do medo e redução de fobias diante de procedimentos. Tanto que já existem profissionais de Odontologia atuando como hipnólogos clínicos após a formação acadêmica.
As manifestações da hipnose ocorrem na vida diária sem que a maioria das pessoas perceba. Assim, podemos perceber e entender que nem sempre é necessário a indução formal para obtermos a hipnose.
A saber, quando assistimos a um filme no cinema ou na televisão e estamos realmente gostando, nós nos emocionamos com as cenas do filme. Podemos rir, chorar, ficar revoltados ou alegres com determinadas cenas. A frequência cardíaca pode aumentar em determinadas sequências do filme; em outras pode ocorrer sudorese nas mãos, redução do ritmo respiratório. Nesses momentos em que nossa atenção está focalizada nas cenas (sugestões visuais, verbais, extra verbais, subliminares), respondemos a elas segundo nossa imaginação, segundo o conteúdo das próprias cenas e segundo nossas experiências passadas. Durante essas cenas nosso juízo crítico deixa de analisar se o filme é apenas um conto, ou não. Nós simplesmente nos envolvemos com as cenas, sentimos as cenas com todos os nossos sentidos, e muitas vezes deixamos de ouvir ou de prestar a atenção em acontecimentos ao nosso redor - seja num barulho estranho ao filme, ao som da campainha da nossa residência ou em pessoas conversando ao nosso lado. São nesses momentos que estamos hipnotizados.
O emprego de hipnose no meio da medicina e odontologia no Brasil tem crescido de forma que surpreende, assim como a busca por terapias, cursos e shows que incluam essa técnica. Há profissionais dentistas (Hipnodonto) trabalhando com hipnose em várias clínicas e hospitais do Brasil e do mundo.
No consultório do profissional odontólogo, faz-se a indução formal da hipnose para obtê-la no momento desejado e com finalidades específicas. Há evidências científicas de que a Hipnose Clínica é uma ferramenta que pode ser integrada ao atendimento da medicina em geral. Ou seja, você pode usa-la na Odontologia como uma ferramenta auxiliar em seus diversos tratamentos clínicos.
Com certeza você já se deparou com um paciente medroso, ansioso, estressado e que por conta de tudo isso não parava quieto na cadeira! Então, você sabe o quanto essa realidade atrapalha no tempo do atendimento, no resultado do seu trabalho e muitas vezes até impede os tratamentos. Você sabe que controlar um paciente com estas dificuldades durante um tratamento odontológico e conquistar a sua confiança nem sempre é uma tarefa fácil.
Agora imagine como seria tão maravilhoso ter essas e outras dificuldades habituais em total controle. Pois com a Hipnose tudo isso pode melhorar. Os benefícios são inestimáveis e cientificamente comprovados. Por isso, é cada vez mais comum entre os dentistas a prática da hipnose no consultório com o objetivo de tranquilizar o paciente e tornar o ambiente mais agradável durante o tratamento.
Fazendo o uso da Hipnose nos consultórios odontológicos pode-se permitir o controle das dificuldades habituais enfrentadas no dia a dia. A técnica aumenta positivamente a autoconfiança, a autoestima e o astral dos que são submetidos a ela. A hipnose é indicada para tratar distúrbios mentais, patologias e dores crônicas, o seu uso pode proporcionar mais qualidade de vida e melhorias na atuação pessoa e profissional.
Nosso curso de Hipnose Clínica é exatamente feito sob medida para você. A saber, a prática da Hipnose utilizada por dentistas em seu consultório é denominada de HIPNODONTIA, e é referendado pelo Conselho Federal de Odontologia - Lei nº 5.081, de 24/08/66 no Capítulo IV da Hipnose, artigo 19, lê-se: “A Hipnose é uma prática dotada de métodos e técnicas que propiciam aumento da eficácia terapêutica em todas as especialidades da Odontologia, não necessita de recursos adicionais como medicamentos ou instrumentos e pode ser empregada no ambiente clínico”. No entanto, é necessário que os profissionais sejam devidamente habilitados para usar a Hipnose.
O nervosismo, medo e a ansiedade do paciente ao se deitar na cadeira do dentista agora é coisa do passado, graças a hipnose se tem buscado alternativas que vêm facilitando a vida dos cirurgiões dentistas. Os pacientes submetidos à hipnose, além de obterem um ótimo relaxamento durante os procedimentos odontológicos eliminam seus traumas, medos, pânicos, ansiedades e dispensam o uso de anestesia química.
Não perca tempo!
Seja você também um Hipnodonto - Faça já sua inscrição do Curso. Clique aqui
Veja como o meu Curso de Hipnose Clínica pode ser Benéfico para você e seus Pacientes.
Benefícios da Hipnose para o Profissional e para o Paciente
1 - A hipnose vai servir de ferramenta para eliminar os traumas de dentistas, medos, pânicos e ansiedades (muitos desses traumas, pânicos e medos vem de experiências dolorosos de outros procedimentos odontológicos, etc., e por conta disso, alguns pacientes interferem negativamente no êxito do tratamento odontológico.
2 - A hipnose vai proporcionar um ótimo estado de relaxamento para o paciente, o qual não ficará se mexendo, deixará a mandíbula mais relaxada numa abertura adequada e necessária ao procedimento; com isso, o paciente participa e colabora mais com o tratamento; o seu atendimento se tornará mais ágil, mais agradável e humanizado;
3 – Muito pacientes são alérgicos ao fármaco (anestésico), ou ainda não consegue obter o efeito desejado da anestesias pelo nível de nervosismo ou medo, etc., Nesse sentido, a hipnose é bastante eficaz para produzir uma Anestesia hipnótica, a qual lhe permitirá realizar todo o procedimento sem causa incômodos ao paciente. Na conjugação com a anestesia química, a quantidade desta será tão diminuída que os incômodos pós-anestesia também serão diminuídos.
4 - A hipnose vai ajudar a você proporcionar ao paciente um relaxamento geral, diminuindo o estresse e a ansiedade do tratamento, a tensão e o medo no procedimento. A saber, a hipnose também vai ajudar a você a diminui o estresse do dia a dia no tratamento.
5 - A hipnose pode ser utilizada nas diversas especialidades da odontologia;
6 – Com a Hipnose você pode condicionar o paciente na aceitação ao tratamento odontológico, na adaptação a próteses, na adaptação a aparelhos ortodônticos;
7 – A hipnose ajudar em condicionar o paciente aos hábitos higiênicos, eliminar os hábitos viciosos que prejudicam a saúde bocal;
8 - A hipnose ajudar em condicionar o paciente para não ouvir o barulho das peças de alta e baixa rotação).
9 - A hipnose ajudar em condicionar o paciente no controle de náuseas, no controle da saliva (xerostomia) e no controle do sangramento (hemostasia);
10 - A hipnose vai lhe proporcionar realizar seu trabalho sem interrupções (assim terá o tempo reduzido no tratamento, por conta do paciente está relaxado e colaborando com o procedimento), com mais tranquilidade e sem causar desconforto ao paciente. Em suma, ambos os lados saem favorecidos.
Não perca tempo!
Seja você também um Hipnodonto - Faça já sua inscrição do Curso. Clique aqui