Uma sessão de hipnoterapia pode ser descrita assim:
1º Momento: Anamnese (semelhante a uma Consulta / Entrevista)
Aqui é feita uma pequena investigação do problema do cliente, a partir de uma entrevista (conversa) em que o cliente transmitirá ao hipnoterapeuta todas as informações necessárias para que se possa identificar as possíveis causas que levam ao desenvolvimento do problema ou dificuldade, e assim estabelecer o melhor caminho a seguir durante o tratamento. A partir destas informações o terapeuta organiza toda a estrutura do tratamento e elabora a sessão sob medida para o cliente.
Neste momento é estabelecida a relação inicial de confiança e segurança entre o hipnoterapeuta e o cliente, é estabelecidos todos os objetivos terapêuticos, todas as dúvidas relativamente à hipnose são esclarecidas ao cliente. Após tudo isso, o cliente poderá experimentar a maravilhosa sensação de entrar num transe hipnótico.
2ª Momento: Indução ao transe hipnótico
Algumas pessoas tem mais facilidade em entrar em transe e outras tem que aprender. Nesta etapa o hipnoterapeuta poderá fazer alguns testes ou exercícios com o objetivo de ensinar a mente do cliente a entrar mais facilmente no estado terapêutico de hipnose pretendido.
Alcançando o estado de transe desejado, inicia-se a terapia, começa-se a trabalhar em cima do problema, aplicando novas sugestões ao inconsciente com o objetivo de efetuar as mudanças pretendidas para ressignificá-lo.
No final de cada sessão, o cliente é tirado do estado de transe e volta ao seu estado normal. Lembrará das sugestões positivas que se fez e que se propôs a utilizar no dia a dia de sua vida para seu bem estar e para o restabelecimento de sua saúde.
Segue-se uma conversa final e a conclusão da sessão.
Vale salientar que durante o transe hipnótico, o cliente ficará consciente e ouvirá tudo que for dito.
Na sessão ou durante as sessões será ensinada a auto hipnose para a prática e treino individual fora da sessão.